O período sensório motor (0 a 2 anos)
É um período de grande evolução cognitiva, pois a criança passa a deixar de lado um pouco os comportamentos reflexos, que não são considerados esquemas, para o comportamento intencional.
Os processos de assimilação e acomodação estão presentes.
Assimilação é o contato com meios de conhecimento e as associações feitas com conhecimento prévio.
Acomodação é a construção de uma nova estrutura, quando p sujeito compreende um objeto novo sem conhecimento prévio.
Objeto e Causalidade:
- objeto : não há clareza de objeto (fase de construção desse conceito).
- causalidade: os objetos interagem e causam efeitos. A criança começa a entender que o universo tem regras que se aplicam a ele mesmo, aos poucos, ela entende que suas ações movem o universo.
É subdividido em 6 períodos , para melhor compreensão. p1- atividade reflexa. (1 mês) p2- primeiras diferenciações (1 a 4 meses) p3- reprodução de eventos interessantes (4 a 8 meses) p4- coordenação de esquemas (8 a 12 meses) p5- invenção de novos meios (12 a 18 meses) p6- representação (18 a 24 meses)
O Pré-operatório (2 a 7 anos)
Desenvolvimento da representação de objetos e eventos.
Estruturas e desenvolvimento da função simbólica (construção de imagens mentais e conceitos)
Função simbólica permite o reforçamento da interiorização das ações. Essa interiorização faz surgir as representações. Essa interiorização supõe uma reconstrução no plano do pensamento, a representação. Com o avanço provocado pela representação, surge a capacidade de evocar o ausente e realizar operações a nível mental.
5 tipos de representação:
1) Imitação Diferida: imitação de objetos e eventos passados. Significa a capacidade de recordar mentalmente uma situação vivida (imitar=acomodar )
2)Jogo Simbólico: capacidade de atribuir características de um objeto ou situação na ausência do mesmo. Jogo de faz de conta. Função de promover a assimilação.
3)Desenho: representação da imagem mental da