O peru de natal- Mário de Andrade
Tema: O narrador personagem passa seu primeiro Natal em família após a morte do pai, até então, todos viviam aparentemente felizes, sem brigas, sem grandes dívidas, todos honestos, mas, ao mesmo tempo, sem grandes alegrias. O pai era de personalidade mais contida, não se dava aos prazeres, diria, até mesmo, de natureza cinzenta. Esse aspecto é fundamental para o desenrolar do conto, é a partir daí que Juca deseja fazer uma de suas loucuras: comprar um peru para o Natal.
Conflito:
O conflito acontece no momento que o Juca diz querer no natal daquele ano comer peru, pois esse prato só era feito quando os parentes vinham visitar a família. Além disso, em virtude do pai, na ceia era costume: castanhas, figos, passas e depois da Missa do Galo eles se empanturravam de amêndoas e noses. A idéia de Juca choca a família, mas que depois de um tempo vai concordando aos poucos.
“Era costume sempre, na família, a ceia de Natal. Ceia reles, já se imagina: ceia tipo meu pai, castanhas, figos, passas, depois da Missa do Galo. Empanturrados de amêndoas e nozes (quanto discutimos os três manos por causa dos quebra-nozes...), empanturrados de castanhas e monotonias, a gente se abraçava e ia pra cama.”
Desfecho: A família comeu o prato inteiro, isso nunca tinha acontecido antes, mas a figura cinzenta do pai de Juca estragava a ocasião, fazendo com que ele ficasse até mesmo com ódio do já falecido, pois olhavam para o peru e se lembravam de seu pai, principalmente a mãe, que caia em prantos com a situação.Embora com raiva, concordou com a família quanto ao pai e disse que ele deveria estar feliz vendo-os, unidos, de lá de cima, o que pareceu que lhes abriu o apetite e fez com que comessem o peru gulosamente. Concluíram a ceia e ele foi se encontrar com