O Periodo Arcaico e o Inicio da Era Clássica
Lendas e Mitos da Antiguidade Clássica
Lenda de Teseu
Creta foi cenário de uma das mais antigas lendas conhecidas e cultivadas pelos gregos. A tradição conta que Minos, filho de Zeus, governava o Mediterrâneo de seu palácio em Cnossos. Ali, ele teria mandado construir um labirinto, a fim de encerrar o Minotauro, monstro com corpo de homem e cabeça de touro. Quem entrasse naquele local jamais acharia a saída, o caminho de volta; perdendo-se, então, para sempre.
Como Minos tinha libertado o Mediterrâneo dos piratas que infestavam o local, ele exigia daquela população um tributo anual de cinqüenta jovens de ambos os sexos, para servirem de alimento ao monstro. Sete rapazes e sete moças eram a cota referente a Atenas. Teseu, herói ateniense (filho de Egeu, rei de Atenas), embarcou para Creta com o objetivo de matar o Minotauro. Ao chegar à ilha, ele conheceu Ariadne, filha do rei Minos, a qual lhe entregou um novelo de linha que ele deveria desenrolar à medida que fosse penetrando no labirinto. Com essa ajuda, Teseu conseguiu matar o Minotauro e encontrar a saída do labirinto, libertando, então, a Grécia do pesado tributo.
Ao retornar a Atenas, Teseu esqueceu-se da promessa que havia feito ao pai, Egeu – içar velas brancas em seu barco, como sinal de vitória. Embriagado pelo feito, o herói esqueceu o prometido e navegou com velas pretas. Egeu, que o esperava na praia, pensou que o filho tivesse morrido e, desesperado, suicidou-se, atirando-se ao mar. Desde então, diz a lenda em sua homenagem, aquele mar chama-se Egeu.
Rômulo e Remo – Lenda da Fundação de Roma
A história lendária da fundação de Roma, atribuída aos gêmeos Rômulo e Remo, foi registrada pelo poeta Virgílio em sua obra Eneida.
Ele conta que um príncipe troiano, Enéias, fugindo de sua cidade, após ter sido tomada pelos gregos, levou consigo seu pai Anquises e o seu filho, Ascânio. Após longos anos vagando pelos mares, os três