O perfil necessário para o sucesso do trabalho do pedagogo na empresa
CENTRO UNIVERSITARIO CLARETIANO
- O perfil necessário para o sucesso do trabalho do pedagogo na empresa
- Reflexões acerca da formação inicial e continuada do pedagogo
Maio/2011 De acordo com GRECO (2005), o ambiente organizacional contemporâneo requer um trabalhador pensante, criativo, pró-ativo, analítico, com habilidade para resolução de problemas e tomadas de decisões, capacidade de trabalho em equipe e em total contato com a rapidez de transformação e a flexibilidade dos tempos atuais.
As empresas para terem reconhecimento, em face da atual perspectiva do mercado, precisam lançar mão de profissionais que sejam a favor de quebras dos paradigmas. Buscam-se profissionais que sejam capazes de administrar as relações humanas e profissionais, coordenar equipes multidisciplinares, conduzir reuniões e analisar e resolver situações complexas.
O Pedagogo na empresa produz e difunde o conhecimento, exercendo o seu papel de educador. A maneira de atuar na empresa deve buscar modificar o comportamento dos trabalhadores de modo que estes melhorem tanto suas qualidades no desempenho pessoal e profissional.
A formação inicial e continuada do pedagogo é, segundo Perrenoud (in RIBEIRO, 2008) deve ser pautada muito mais no desenvolvimento de competências e habilidades do que no domínio puramente teórico ou prático de um determinado conhecimento e/ou função.
Sendo assim, é importante ressaltar que ao Pedagogo Empresarial é solicitada uma formação especifica, principalmente considerando a dificuldade existente nas organizações de aceitar mudanças, especialmente em termos de gestão. Portanto a educação continuada do Pedagogo deve contemplar a dualidade da visão da empresa e do individuo, para que este profissional possa implantar nas organizações fatores como desenvolvimento, solidariedade e crescimento pessoal, para que adquiram uma nova cultura de mudanças significativas de comportamento.
Referência