o perfil do profissional de enfermagem
PERFIL DO ENFERMEIRO QUANTO A MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL E
SUAS NECESSIDADES DE DESENVOLVIMENTO
Dayane Ramos Carvalho1 | Luciana Puchalski Kalinke2
RESUMO
Objetivo: Caracterizar o perfil motivacional e identificar as necessidades de desenvolvimento do enfermeiro atuante num hospital de ensino.
Método: Desenvolveu-se uma pesquisa com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados através de entrevistas realizados com 38 enfermeiros em março e abril de 2008 .
Resultados: Os resultados evidenciaram que o perfil é eminentemente feminino 82%, com sua maioria graduados entre 2000 e 2008. Ainda, 53% freqüentaram algum curso de aprimoramento, sendo que, 29% não possui nenhuma especialização. Quanto ao vínculo empregatício 58% possuem dedicação exclusiva e 50% atuam na instituição entre 1 e 5 anos. Na relação com o trabalho, 92% enfermeiros referiram ter motivação para trabalhar na instituição e as necessidades para o desenvolvimento profissional identificadas foram relativas a gestão em saúde 61%,ao processo assistencial 21% e 18% para ambos.
Conclusões: Concluiu-se que existem perspectivas para o enfermeiro melhorar seu desempenho, desde que haja mudanças no comportamento, aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades específicas e competências profissionais.
Palavras-chave: Enfermagem, Competência Profissional, Motivação.
ABSTRACT
Objective: This study was aimed at motivation profile characterization and identifying the needs of de active nurse’s development in teaching hospital.
Methods: A searching was developed, with quantitative approach. Data were collected through interviews with
38 hospital nurses in the period of March and April 2008.
Results: Results showed that the profile is eminently feminine 82%, with majority graduate from the 2008 and
2008. Still 53% participated of the any improvement course, with 29% never