O PERFIL DO PROFESSOR PARA O DESENVOLVIMENTO ENSINO APRENDIZAGEM
Aracati – BA
2012
Kata Cardoso
2013
O perfil do professor para o desenvolvimento ensino aprendizagem
É sabido por todos que a educação é um veículo fundamental para a construção do ser humano. Para os clássicos como Durkheim (1973), expressa uma doutrina pedagógica, que se apoia na concepção do homem e sociedade. O processo educacional emerge através da família, igreja, escola e comunidade. Constitui um processo de transmissão cultural no sentido amplo do termo (valores, normas, atitudes, experiências), cuja função principal é a reprodução do sistema social.
Nos dias atuais é notável que com as altas tecnologias e as constantes mudanças que ocorrem no cenário mundial, tornam se cada vez mais um desafio para os educadores despertar nos estudantes o aprofundamento da aprendizagem, uma vez que com as inovações tecnológicas, os discentes não recorrem mais aos livros, e sim as facilidades da internet. Tudo isso, é claro, porque os alunos também não são os mesmos de décadas atrás - longe disso. Com a democratização do acesso à internet, no fim dos anos 90, passamos a ter nas escolas crianças que interagem desde cedo com as chamadas tecnologias de informação e comunicação, o que exige um olhar diferente sobre o impacto disso na aprendizagem. Finalmente, não podemos nos esquecer de que esses estudantes conectados têm uma relação diferente com o tempo e com o mundo, o que coloca desafios para a docência.
A função do educador no século XXI está mais voltada para um mediador na construção do conhecimento, isso requer amor pela profissão, uma postura ativa de reflexão, autoavaliação e busca de informações constantes.
Bourdieu (1992) distingue freqüentemente três conjuntos de disposições e de estratégias de investimento escolar que seriam adotadas tendencialmente pelas classes populares, classes médias (ou pequena burguesia) e pelas elites. O