O perfil do pedagogo
Hele Sandra Leite Q. de Freitas
O Pedagogo deve estar habilitado para educar ensinar, sempre difundindo o conhecimento de diversas formas. Deve estar preparado para trabalhar interdisciplinarmente, construindo seu saber pedagógico de modo coletivo e democrático, sempre buscando sua atualização e formação profissional qualificada. Considerando a sala de aula como um local privilegiado para conhecer o que é educação, ensino e aprendizagem.
Tal profissional deve ter uma formação dinâmica capaz de diagnosticar problemas e soluções no campo da educação, de modo a garantir o desenvolvimento de múltiplas competências e saberes necessários à atuação do pedagogo, sempre tendo uma visão educadora e fortalecedora dos processos educacionais, bem como detectando e diagnosticando o perfil dos educandos e intervindo nas falhas escolares, minimizando o fracasso escolar e alcançando o sucesso do ensinar para a vivência de cada indivíduo.
Dentre as qualidades essenciais do pedagogo, destaca-se a capacidade do profissional de facilitar a aprendizagem de seus alunos, servindo como mediador responsável pela orientação e valorização dos mesmos.Estimulando a cooperação entre os alunos e utilizando o confronto entre o que o aluno pensa e o que o educador propõe, levando-os a ter consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades, para que possam reorganizar suas atitudes diante do processo de conhecimento.
Portanto, o verdadeiro pedagogo é aquele que concebe ao aluno a construção do seu conhecimento, formação e habilidade, bem como desenvolve nos educandos qualidades que os ajudarão a desenvolver um senso crítico e ao mesmo tempo criativo de cidadania, compromissados em construir uma sociedade democrática norteada por princípios que valorizam o ser como um