O perfil do administrador nas organizações e seus principais desafios
Vivemos numa sociedade de organizações que se torna cada vez mais complexa. O núcleo da sociedade moderna é a organização administrada. A instituição social é a maneira usada pela sociedade para conseguir que as coisas sejam inventadas, criadas, desenvolvidas, projetadas e feitas. São as empresas, as maiores representantes das instituições sociais, além de reunir recursos materiais para produção das coisas necessárias à sociedade, congrega um grande número de recursos humanos que contribui cada qual com a sua especialidade.
O estudo da área de Administração é imprescindível, à medida que os profissionais dessas áreas são responsáveis pela sustentabilidade e expansão das empresas. A direção, a análise e o planejamento das maiores instituições da sociedade moderna são realizados por esses membros. Dentro desses sistemas, o administrador é quem toma as decisões e dirige a organização, para que atue de maneira mais eficiente e eficaz.
Devido à necessidade da formação de equipes nas organizações para a obtenção de uma maior sustentabilidade, a área de administração, tornou-se cada vez mais necessária para a vantagem competitiva das organizações empresariais, pois esses profissionais apresentam conhecimentos de fundamental importância para a manutenção e crescimento das empresas no mercado global.
As organizações sob a análise da Administração
No mundo atual, todas as atividades voltadas para a prestação de bens ou serviços são realizadas dentro de organizações. As empresas (entidades com fins lucrativos), em especial, são as organizações que mais agregam recursos e estão se transformando em estruturas cada vez mais complexas expostas às constantes mudanças e aos desafios do mundo globalizado.
Com o advento do capitalismo, a influência da Revolução Industrial e consequentemente a divisão do trabalho, ocorreram o aumento da produtividade da mão-de-obra e do capital nas empresas. A influência desses fatores no ramo científico ocasionou a