O Per Odo Anterior A 1848 Coincide Com A Primeira Grande Crise De Desenvolvimento
2) Marx utiliza o materialismo histórico dialético, ou seja, ele percebeu que os homens produzem os conceitos e as ideias do mundo e que estes decorrem do seu comportamento frente aos meios de produções materiais. Nesse sentido, é através da argumentação com a análise histórica que se poderia perceber o desenvolvimento das forças produtivas e a relação do homem frente essas forças.
3) A sociedade burguesa surge com o objetivo de revolucionar, constantemente, os meios de produção, derrubar a ordem vigente do feudalismo. No entanto, eles viram vítimas da sua própria criação, de caráter explorador e egoísta: a existência do proletariado, que como classe, derrubará a vigência burguesa.
4) Marx cita no Manifesto o quanto o capitalismo é brilhante em suas ideias, um sistema que desenvolveria os modos de produção e permitiria, igualitariamente, a ascensão de todos. No entanto, o sistema para se estabelecer teve que passar por cima de alguns de seus preceitos iniciais e os resultados foram a exploração excessiva do proletariado e a alienação deste. A burguesia existe a partir da revolução incessante dos modos de produção e das relações sociais, nesse sentido, essa evolução dá origem a classe proletariada e, para Marx, essa será a classe responsável por destruir a burguesia, estabelecer a ditadura do proletariado e, através do poder, acabar com as classes sociais (Comunismo).
5) A emancipação geral, universal e que retiraria os interesses burgueses sobre o povo só poderia ser alcançada através da emancipação social e esta por sua vez só poderia ser realizada pelos proletariados, uma classe externa ao