O pensamento sociológico de karl max
Karl Henrique Marx nasceu em Trier, na Renania, região oeste da Alemanha em cinco de maio em 1818. Filho de advogado mudou-se na infância para cidade de Simeonstrasse residiu ate 1835. Foi para a universidade de Bonn. Cursou dois semestres, posteriormente muda-se para Berlim em 1836. Por influencia do pai iniciou no curso de direito, desistiu opinando para a Filosofia. Concluindo seus estudos em 1841. Conseguindo a titulação de Doutor em Filosofia.
A Alemanha de Marx era um país ainda não unificado, parte da Europa capitalista pela revolução industrial na frança e Inglaterra caminhava vagarosamente no comando da aristocracia agrária. A região da renania era desenvolvida no ponto de vista capitalista. Era mais progressista do aspecto político. Marx se aproximou do movimento “jovens hegelianos de esquerda”.
Os pensamentos hegelianismo progressista partiram para a critica. A monarquia exigindo mudanças de caráter democrático. Marx posteriormente trabalhou no jornal A Gazeta apoiada por hegelianos e burguesia progressista. Foi editor chefe do jornal. Pouco antes da interdição do governo prussiano.
Em seguida Marx mudou-se para Paris. Inicia contato com setores radicais do movimento operário. Inicia-se a publicação de uma revista com apoio dos franceses e ingleses. Desenvolveram intensa atividade política e teórica ate o fim de sua vida. Participando do movimento de organização do operário ate ser expulso em 1848 retorna para Alemanha após o ciclo revolucionário. Em 1849 Marx tem seu ultimo exílio em Londres onde morreria em 1883. Podemos afirmar que o pensamento de Marx se desenvolveu na sua experiência de vitorias e derrotas, o movimento operário e popular em suas lutas contra os patrões, e governo capitalista.
Assim entenderam os pensamentos de Marx, com suas particularidades, é entender a evolução das lutas sindicais e políticas dos trabalhadores europeus do século XIX.
Conclusão: Marx foi um grande filosofo e líder