O pensamento Sociol gico de Emile Durkheim
Émile Durkheim:
Objeto de estudo: Durkheim propõe um estudo da sociologia baseado na análise do que ele conceitua como fato social, que seria externo aos indivíduos que compõem a sociedade, fruto das ações do grupo social, atingindo todo o coletivo. Método: Durkheim defende um método de estudo da sociologia que seja desvinculado de especulações e de conclusões precipitadas, mas que seja marcado por uma análise profunda e empírica dos fatos sociais. Ele propõe, portanto, um método que se assemelhe às demais ciências naturais como a biologia e a química, de caráter empírico. Esse pensamento foi fortemente influenciado pelo avanço do cientificismo na Europa no período de trabalho de Dukheim Neutralidade: Como Durkheim é adepto de uma sociologia semelhante às chamadas ciências naturais, é a favor de um estudo neutro por parte do sociólogo,para que não haja interferências subjetivas no estudo capazes alterar os resultados de seus trabalhos, chegando a conclusões distorcidas Concepção de Sociedade: Durkheim constrói sua análise da sociedade criando uma analogia com um organismo vivo. Ele divide a evolução social em dois momentos, que são conceituados como “solidariedade orgânica” e“ solidariedade mecânica” No primeiro, os indivíduos da sociedade não possuem grandes diferenças, tendo seus pensamentos moldados pelo inconsciente coletivo. Já no segundo, os indivíduos possuem muitas particularidades, favorecidas principalmente pela divisão social do trabalho, mas todos possuem ligação entre si devido uma teia de interdependência que é criado nessa sociedade.
Durkheim e a Sociologia
As lutas acadêmicas de Durkheim passavam pelo reconhecimento da Sociologia enquanto uma ciência autônoma e com problemas e objetos específicos.
A Sociedade e o Funcionalismo
Muito influenciado pelas ciências da natureza, Durkheim define a sociedade como um todo orgânico em que estão ligados todos os órgãos.
Procura explicar aspectos da sociedade em