O pensamento pedagógico e as políticas educacionais na Segunda República.
Paulo Freire muito contribuiu no campo de alfabetização de jovens e adultos como a pesquisa participantes e métodos de ensinar. Seu método tem como principal objetivo à conscientização.
Álvaro Vieira contribuiu no desenvolvimento de técnica, tecnologia e educação, pois seu pensamento era o de entender e valorizar o contínuo envolvimento com a tecnologia no dia-dia das pessoas, e o caráter socialmente emancipador que atribuíam à distribuição social das técnicas mais sofisticadas.
Florestan Fernandes revidenciou o profundo significado educativo que marcou sua atividade docente. Ele se empenhou em divulgar a causa da defesa de uma escola pública de qualidade aos brasileiros. Ele também colocou em evidência a educação em suas investigações científicas.
Ou seja, não há sociedade sem práticas educativas, a pedagogia poder ser uma orientadora do trabalho educativo, ela não se refere apenas às práticas escolares, mas a um imenso conjunto de outras práticas, o campo do educativo ocorre em muitos lugares e sob variadas modalidades: na família, no trabalho, na rua, na fábrica, nos meios de comunicação, na política, na escola, de um modo que não podemos reduzir a educação no ensino e nem a Pedagogia aos métodos de ensino.