O pensamento lógico e as teorias de aprendizagem
Introdução
A sociedade vigente, por estar em um enredo que sofre constantes modificações, exige um sistema educacional capaz de preparar o educando para assumir uma vida profissional satisfatória as exigências do mercado, bem como, proporcionar um novo olhar empírico sobre a realidade. È preciso também, saber lidar com diferentes situações e emoções com relação ao processo de ensinar e aprender. Assim, cabe ao educador estar preparado para tais transformações e conduzir o educando a um bom aprendizado. De acordo com Inoue (1999) a aprendizagem em qualquer indivíduo é algo inerente desde o nascimento, não importando o grau de dificuldade ou de capacidade que apresenta, portanto, a aprendizagem deve ser estimulada com precisão e sabedoria, e o ambiente familiar, escolar e social é, sem dúvida, o lugar onde a mesma ocorre com mais satisfação, pois a construção do saber nas crianças ocorre diariamente com sua observação minuciosa nas pequenas coisas com as quais convive.
Dessa maneira, o presente artigo procura demonstrar como os “Processos de aprendizagem da linguagem, leitura, escrita e lógica matemática”, pode influenciar diretamente no desenvolvimento integral do ser aprendente, tal como, tais processos quando não compreendidos corretamente auxiliam nas causas de insucesso no fracasso escolar.
Mecanismos de influência educativa: aprendizagem, leitura e escrita e pensamento lógico matemático.
De acordo com Silva (2013) um dos grandes desafios da escola é saber lidar com crianças que apresentam dificuldades na aprendizagem. Os motivos que desencadeiam as dificuldades de aprendizagem podem ser advindos de aspectos internos, ou seja, cognitivos, afetivos, motores, ou aspectos externos, devido a uma mediação inadequada de aluno, professor e família. Segundo (POZZO, 2002, p.20) ele conceitua o processo de aprendizagem como “uma abordagem construtivista, como um processo de reestruturação dos conhecimentos e