O Pensamento de Epicuro : Felicidade
Assunto: O Pensamento de Epicuro sobre a Felicidade.
O Pensamento de Epicuro sobre a Felicidade
Ao lado de Platão e Aristóteles, Epicuro foi um dos grandes filósofos da Grécia Antiga. A escola que ele fundou permaneceu aberta por quase oito séculos. Suas ideias influenciaram muitos pensadores modernos, principalmente desde o Iluminismo. Entretanto, as críticas à sua filosofia de vida foram ainda maiores. Muitas delas, injustas, como as que alegam um caráter libertino e irresponsável de sua filosofia.
Epicuro dizia que não devíamos sentir vergonha por desejar uma vida prazerosa e divertida, e prometia que o caminho para ela nem sempre era ser o mais rico, nem ter tudo que desejava materialmente, muito da parte emocional de uma felicidade baseada em materialismo é passageira, Epicuro dizia é fácil imaginar que o dinheiro resolve tudo, mas tem certeza que resolve mesmo? Na verdade na concepção de Epicuro uma vida saudável deixaria você muito mais feliz, não só saúde, amigos.
Para Epicuro o prazer estava mais ligado à felicidade que a uma vida luxuosa, até a forma de ele viver era de um jeito simples sua casa era simples, o guarda-roupa não tinha luxos, ele bebia água ao em vez de vinho, achava o peixe caro demais e satisfazia-se com refeições à base de pão, legumes e azeitonas.
Existe uma parábola sobre Epicuro em que ele pedia para um amigo: “Me envie um pedaço de queijo para poder me deliciar de tempos em tempos”.
A Base da filosofia Epicurista sobre felicidade era a humildade em busca da felicidade onde a ganancia e a riqueza perdia para uma saúde perene.
Epicuro diz que o problema para a inatingível felicidade e porque nós não sabemos bem o que nos faz felizes.
Podemos nos sentir atraídos por bens materiais, na crença de que eles nos trarão felicidade.
Mas muitas vezes estamos errados.
Para Epicuro a liberdade era uma grande fonte para chegar à felicidade, como ele chamava uma vida bem-analisada que