O Pedagogo E Sua Pluralidade
Daniela da Conceição Almeida
O pedagogo e sua pluralidade
Pão de Açúcar, AL
2015
O pedagogo e sua pluralidade.
Pedagogia no sentido epistemológico significa teoria e ciência da educação e do ensino. A palavra Pedagogia tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução). Várias mudanças ocorreram no curso de Pedagogia desde sua criação. Contudo, na tentativa de melhorar a formação do pedagogo o curso prossegue com mudanças. Porém a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, aprovada em 1996, introduz alguns indicadores visando à formação de profissionais para a Educação Básica, o artigo 64 afirma, que para atuar em administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação educacional e para a docência em educação básica, se dá especificamente em cursos de Pedagogia ou em nível de pós – graduação.
Para Assis (2007, p. 176):
A identidade do pedagogo é clara. É responsável, pelo desenvolvimento das atividades formativas dentro e fora da sala de aula, pois isto, também é trabalho de gestão. É profissional responsável pela emancipação educacional onde quer que a educação seja discutida, pois ele é o estudioso da ciência da educação. É profissional responsável pela articulação de crescimento e emancipação social, pois a sociedade se desenvolve, pelos seres humanos, que passam por processos diversos de formação, idealizados e estruturados, nos mais diversos níveis por pedagogos.
O papel do pedagogo compreende participação na organização de gestão de sistemas e instituições de ensino, como: planejamento, execução, coordenação, acompanhamento, avaliação, e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, nos contextos escolares e não-escolares.
Nesse sentido, Assis (2007, p.172) afirma que “De fato são muitos os saberes e as articulações serem realizadas por este profissional formado em Pedagogia, seja qual for sua escolha de atuação - gestão