O pedagogo no museu
A atuação do pedagogo nos museus tem a finalidade de juntar educação e cultura interligando a vida social e educacional da sociedade. Este profissional faz uso do acervo local para criar nova realidade possibilitando ao homem liberdade de conhecimento cultural e crescimento pessoal.
O museu é considerado um espaço de educação não formal , promove a construção de conhecimento e interação social. O trabalho do pedagogo é fundamental para a elaboração de um plano de ação cultural promovendo o desenvolvimento de ações continuadas e com metodologia. O fato é que a maioria dos museus não tem setor pedagógico , há monitores que não possuem formação superior demonstrando um despreparo dos profissionais no setor educativo o que acarreta em visitantes perdidos pois não há aquele profissional que os orientará a respeito do objeto em exposição. Em outros , há o profissional pedagogo mas somente em dias e horários determinados , dificilmente aos finais de semana onde a visitação é maior.
A atuação do pedagogo no museu
, acompanhando um grupo, desperta nele a
curiosidade , leva-o a um conhecimento mais profundo sobre a exposição e torna o passeio mais agradável.
O museu é uma instituição permanente sem fins lucrativos a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento , aberto ao público que conserva , estuda , comunica e expõe testemunhos materiais do homem e do meio ambiente , tendo em vista o estudo.
O saber é formado e ampliado no campo cultural.
O conhecimento se dá através da atuação do pedagogo que usa a comunicação associada as práticas educativas para levar á imaginação , a novas descobertas , a sair do senso comum e refletir sobre a atuação do homem na evolução do mundo.
O pedagogo faz o diálogo entre o acervo e o público , transmite conhecimentos do passado e também pensando no futuro. Faz a interação do ambiente museal , com o visitador
, desperta a curiosidade e proporciona a aprendizagem