o patriota
Benjamin Martin é um herói do violento conflito entre os Estados Unidos e os britânicos. Viúvo e com sete filhos, desde o término da guerra ele renunciou a luta e resolveu viver em paz numa fazenda com sua família. Em 1775 se inicia a guerra que pode dar à independência política aos Estados Unidos da América e ele é chamado para combater, porém se recusa.
Entretanto, quando o exército britânico invade sua fazenda e mata um de seus filhos, Benjamin muda de atitude e se apresenta para combate em busca da vingança pela morte de seu filho. No decorrer dos combates, a guerra se torna mais do que uma vingança para ele, torna-se um dever patriótico.
Elenco[editar | editar código-fonte]
Mel Gibson ... Benjamin Martin
Heath Ledger ... Gabriel Martin
Joely Richardson ... Charlotte Selton
Jason Isaacs ... coronel William Tavington
Chris Cooper ... coronel Harry Burwell
Tchéky Karyo ... Jean Villeneuve
Rene Auberjonois ... Reverendo Oliver
Lisa Brenner ... Anne Howard
Tom Wilkinson... general Lord Charles Cornwallis
Donal Logue ... Dan Scott
Leon Rippy ... John Billings
Adam Baldwin ... capitão Wilkins
Jay Arlen Jones ... Occam
Joey D. Vieira ... Peter Howard
Logan Lerman ... William Martin
Contexto histórico[editar | editar código-fonte]
Guerra da Independência dos Estados Unidos da América[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Guerra da Independência dos Estados Unidos da América
O filme se desenrola no período dessa guerra iniciada pelas treze colônias estadunidenses insatisfeitas com as imposições econômicas da metrópole inglesa. Tal insatisfação partia da burguesia colonial que se via pressionada após a Guerra dos Sete Anos. Dessa forma, era verossímil que um fazendeiro como Benjamim Martin se recusasse, a princípio, a participar de uma guerra que não lhe atingia diretamente. Assim como nessa questão, o filme é repleto de detalhes históricos envoltos por uma história fictícia, feita para dar