o patinho feio conceito familia
Família é uma unidade grupal onde se desenvolvem três tipos de relações pessoais, a primeira é a aliança (casal), a segunda e a filiação (pais e filhos) e por ultimo a consanguinidade (irmãos). A partir dos objetivos genéricos de preservar a espécie, nutrir e proteger a descendência e fornecer-lhe condições para aquisição de suas identidades pessoais a família desenvolveu através dos tempos funções diversificadas de transmissão de valores éticos, estéticos, religiosos e culturais. Ela pode se apresentar, a grosso modo, sob três formatos: a nuclear (conjugal), que entende-se como a que se constitui pelo pai, mãe e filhos, a extensa (consanguínea), que é composta também por outros membros que tenham qualquer grau de parentesco e é definida como abrangente a família que inclui não só os indivíduos com grau de parentesco, mas aqueles que não tem esse grau de parentesco também.
As funções da família podem ser encontradas divididas em funções biológicas, psicológicas e sociais. A função biológica de reprodução já não pode mais ser considerada, considerando os avanços da engenharia genética e o intercurso sexual fora do casamento, então a função biológica se torna assegurar a sobrevivência dos novos seres através dos cuidados requeridos pela já assinalada condição do ser humano recém-nascido. Entre as funções psicossociais esta o alimento afetivo que é indispensável para sobrevivência emocional não comente aos recém-nascidos, mas também aos outros integrantes da família, oferecer suporte para superação de crises e transmitir descendência de experiências já vividas sem interferir no mecanismo de identidade pessoal.
A família, segundo Beltrão (1989: 17), vem considerada como sendo um “grupo social no qual os membros coabitam unidos por uma complexidade muito ampla de relações interpessoais, com uma residência comum, colaboração econômica e no âmbito deste grupo existe a função da reprodução”.
Deste modo, e segundo esta visão, a família é