O Partido dos Trabalhadores e o Brasil
Centro de Pesquisa e Documentação – CPDOC
Curso de Graduação em História e Ciências Sociais
O Partido dos Trabalhadores e o Brasil
João Gabriel Frazão de Almeida
Rio de Janeiro
Julho/2015
JOÃO GABRIEL FRAZÃO DE ALMEIDA
O PARTIDO DOS TRABALHADORES E O BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Sociais e História da Fundação Getulio Vargas – FGV – Como requisito parcial à aprovação na disciplina de Ciência Política II
Rio de Janeiro
Julho/2015
Introdução
Esse trabalho tem como objetivo analisar o papel desempenhado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na política brasileira nos últimos anos (que representam os seus últimos mandatos presidenciais). Para isso será analisado dois textos: “O Estado Novo do PT” de Luiz Werneck Vianna e “Hegemonia às Avesas” de Francisco de Oliveira.
Ambos os textos foram escritos no período em que Lula estava se reelegendo, sendo o de Oliveira antes do começo do segundo mandato, mas após a reeleição o de Werneck Vianna no início do segundo mandato. Isso nos ajuda a observar as ideias dos dois autores e as expectativas que ambos criaram para a continuidade do governo PT, além das análises que são feitas por eles pra entenderem a situação do momento em que eles escreveram.
Antes de começar o trabalho é importante frisar a forte presença das ideias gramsciano no pensamento dois autores. Devido a isso é importante retomar algumas ideias de Antonio Gramsci que foram e ainda são muito importantes para o cenários polítco nacional.
Um desses pontos é a crítica de Gramsci ao economicismo. O autor critica fortemente a noção de que a economia exerceria sobre a vida social e política uma importância muito maior do que as outras esferas do mundo político. Ele afirma que política, moral, religião e cultura estão fortemente ligados ao mundo econômico e por isso não pode-se entender cada um deles separadamente. Contudo cada esfera dessas possuía sua lógica própria,