O Papel Estrat Gico Da Administra O De Produ O
JUSTIFICATIVA
Um departamento de produção precisa entender sua contribuição para a organização que faz parte entendendo duas questões: Qual o papel da função produção ou que parte se espera que ela realize dentro da empresa? E, quais os objetivos de desempenho específicos utilizados pela empresa para avaliar a contribuição da produção em suas aspirações estratégicas? É impossível sabe se uma operação é bem-sucedida ou não, se os objetivos de desempenho específicos sobre os quais seu sucesso é mensurado não estão claramente explicitados.
Todas as partes de qualquer empresa têm seus próprios papéis a desempenhar para se chegar ao sucesso. No nível mais simples, o papel de cada função está refletido em seu nome. A função produção produz os serviços e bens demandados pelos consumidores. Entretanto, usamos aqui e expressão papel da função produção para designar algo além de suas responsabilidades e tarefas óbvias na empresa.
Porque qualquer empresa precisa preocupar-se com uma função produção? A maioria das empresas e organizações tem opção de contratar fora a produção de seus bens e serviços. Isso leva a outra questão: “O que a função produção precisa fazer para justificar sua existência na empresa?” É esse papel que estamos considerando.
OBJETIVOS DE DESEMPENHO DA PRODUÇÃO
No nível estratégico, a classificação mais útil dos objetivos de desempenho da produção de qualquer operação possa seguir pode ser obtido identificando-se os stakeholders da operação. Em qualquer tipo de empresa, é responsabilidade da função produção compreender os objetivos (algumas vezes conflitantes) de seus stakeholders e estabelecer seus objetivos de acordo.
Cinco objetivos de desempenho
Para qualquer organização que deseja se bem-sucedida à longo prazo, a contribuição de sua função é vital. Ela dá à organização uma “vantagem baseada em produção”. Mas como a função produção contribui para se atingir essa idéia de vantagem baseada em produção?