O papel dos profissionais do magistério
Incumbências dos docentes junto à instituição escolar:
O Artigo 13 da LDB
Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de:
I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
III - zelar pela aprendizagem dos alunos;
IV - estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;
V - ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;
VI - colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
O Exercício do profissional da educação compreende ao menos três atribuições: a docência, a atuação na organização e na gestão da escola e a produção de conhecimentos pedagógicos.
O trabalho docente é caracterizado por processos e práticas de geração, organização e adaptação do conhecimento que é desenvolvido no espaço educativo escolar. O docente é definido como uma pessoa que interage com o aluno, produzindo o saber para a realidade.
A docência então é definida como um processo de aprendizagem professor-aluno. O papel do professor, além de ensinar matérias específicas para os alunos, deve ter um compromisso essencial para que ele aprenda a ter sucesso em todas as atividades profissionais e sociais, o docente então precisa ensinar vários outros conhecimentos: políticos, culturais, econômicos e sociais, deixando para trás o conceito de que professor só se ensina as disciplinas da grade curricular, isso faz com que os educadores precisam ter a consciência de que é preciso se qualificar e saber pensar, falar, ouvir, ter senso crítico e ser capaz de tomar decisões.
Considera-se então que educadores são responsáveis também no contexto escolar, de formar alunos com olhares novos e com maneiras de olhar um mundo diferente, tornando-os