O papel dos forneedores na cadeia de suprimentos

1081 palavras 5 páginas
O papel dos fornecedores na cadeia de suprimentos

CADEIA DE SUPRIMENTOS
Já vimos, em uma das nossas primeiras aulas, a importância que o cliente tem para uma organização. Quando ele adquire um produto ou serviço, está, de fato, dando início a um processo que passa pela logística de distribuição, produção do produto, chegando até à obtenção da matéria-prima. Está se relacionando com o que chamamos de cadeia de suprimentos.
De acordo com Bowersox (2001, p.99), as empresas, por meio das cadeias de suprimentos, têm o objetivo de aumentar sua competitividade.
Uma cadeia de suprimentos é definida como: [...] um conjunto interligado entre fornecedores de materiais e prestadores de serviços, que abrange a transformação de matérias-primas em produtos e serviços e os disponibiliza para os clientes de uma empresa. (RITZMAN ; KRAJEWSKI , 2004)
Uma representação simplificada de uma cadeia de suprimentos é mostrada na figura 1, a seguir
Essa cadeia é, de fato, complicada, porque pode ser composta de centenas ou milhares de fornecedores.
Observe, no modelo, que a cadeia de suprimentos pode envolver diversos níveis no lado do fornecimento.
Os fornecedores que compõem a cadeia, por contribuírem para a competitividade do canal, passam a fazer parte da estratégia da empresa.
Bowersox (2001) destaca que, para aumentar a eficiência do processo logístico e reduzir os riscos, é fundamental o comportamento cooperativo entre os participantes da cadeia de suprimentos, compartilhando informações e eliminando o trabalho duplicado e inútil.
Ishikawa (1986, p.157) cita 10 princípios que devem reger o relacionamento das organizações com seus fornecedores:
1. Tanto fornecedor como comprador têm a responsabilidade de executar o controle da qualidade por meio da compreensão mútua.
2. Tanto o fornecedor quanto o comprador devem respeitar a mútua independência.
3. O comprador é responsável por fornecer, corretamente, os requisitos e especificações necessárias do material a ser

Relacionados

  • implantacao erp
    9065 palavras | 37 páginas