O papel do turismo de conservação e turismo hoteleiro e serviços similares
O presente relatório aborda as actividades realizadas durante o estágio no Parque Nacional do Arquipélago de Bazaruto (PNAB) localizado na Província de Inhambane. Neste, iremos detalhar tudo que aprendemos durante as 3 semanas que estivemos no PNAB.
Tem como objectivo geral: * Para que estudantes aliem a teoria adquirida a pratica
Tem como objectivos específicos: * Perceber a importância das estâncias turísticas para o desenvolvimento do PNAB; * Avaliar a importância da monitoria para a preservação dos recursos do parque; * Analisar se a comunidade local participa na preservação dos recursos do parque; * Identificar os principais obstáculos por parte dos fiscais para garantir o uso sustentável dos recursos
Metodologia
A pesquisa de campo foi a principal fonte para obtenção de dados utilizando inquéritos, questionários, entrevistas a pessoas envolvidas. Método de participação.
2. Parque Nacional do Arquipélago de Bazaruto (PNAB)
PNAB e em si uma área de conservação, localiza-se na costa de Moçambique entre os distritos de Vilankulo e Inhassoro na Província de Inhambane. O Arquipélago e constituído por 5 ilhas: * Bazaruto, sendo esta a maior de todas com 12 000 ha; * Benguerua com 2 500 ha; * Magaruque com 600 ha; * Santa Carolina com 500 ha; * Bangue com cerca de 5 ha.
O PNAB é uma área de conservação da biodiversidade marinha e terrestre onde ha promoção do uso sustentável dos recurso naturais e protecção de espécies como um turismo responsável em beneficio das presentes e futuras gerações.
Visto que as ilhas estão bem localizadas, ha uma riqueza de recursos dentro do PNAB. O parque possui uma vasta gama de ecossistema marinho e terrestre, inclusive várias espécies de flora e fauna tais como: Avifauna, Repteis e Anfíbios, Mamíferos marinhos e terrestres, Dudongo, Baleia e Golfinhos, Tartarugas marinhas, Recifes de Coral, Peixes.
Em termos de espécies especiais do PNAB são: * Marinhas: Dudongo, Tartaruga,