O papel do timo no desenvolvimento
■ Revisões e Ensaios Reviews and Essays Revisiones y Ensaios
O papel do timo no desenvolvimento do sistema imune*
The role of the thymus in the development of the immune system
El papel del timo en el desarrollo del sistema inmune
Flávia Afonso Lima1, Magda Carneiro-Sampaio2
Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)
1
2
Mestre em Ciências. Aluna do Programa de Doutorado ICB-USP
Professora Titular do Departamento de Pediatria da FMUSP
*Auxílio de Bolsa de Doutorado FAPESP, processo 05/60069-8, e projeto temático, processo 02/05880-4.
Resumo
Objetivo: discutir e atualizar informações relevantes sobre o papel do timo no desenvolvimento dos linfócitos T, na tolerância aos próprios antígenos, e na manutenção da homeostase do sistema imunológico. Fontes dos dados: revisões, artigos e livros contendo informações relevantes e atuais. Síntese dos dados: o timo é um órgão linfóide primário, essencial para o estabelecimento inicial de um repertório funcional de células T em humanos. Este órgão fornece o ambiente adequado para a diferenciação, seleção e maturação de linfócitos T a partir de células tronco progenitoras migrantes da medula óssea.
O desequilíbrio deste sistema, provocado por fatores genéticos e/ou ambientais, pode acarretar reações imunopatológicas graves, como autoimunidades (Ex: síndrome poliglandular autoimune tipo 1) e imunodeficiências (Ex: síndrome
DiGeorge). Muitos dos mecanismos fisiológicos e patológicos relacionados ao timo permanecem em discussão, ou são ainda completamente desconhecidos. Conclusões: a homeostase do sistema imunológico depende da função tímica para o desenvolvimento da tolerância e impedir a auto-imunidade. O mecanismo íntimo está em estudo para possibilitar a melhor abordagem terapêutica de pacientes com doenças autoimunes.
Descritores: