O PAPEL DO SUPERVISOR DE ENSINO NO ACOMPANHAMENTO DA ESCOLA
Alunos: Antonio Edmundo dos Santos, Lice Fronza e Luciene Rodrigues
Orientadora: PROFª. MSc. EDILAINE TIRABOSCHI DE OLIVEIRA BERTUCCHI
Presidente Prudente – SP
2014
GESTÃO, COMPROMISSO DE TODOS
Orientadora: PROFª. MSc. EDILAINE TIRABOSCHI DE OLIVEIRA BERTUCCHI
Fronza, Lice; Rodrigues, Luciene; Santos, Antônio Edmundo dos.
GESTÃO DEMOCRÁTICA
Para realizar uma gestão democrática precisa acreditar que todos juntos têm mais chances de encontrar caminhos para atender às expectativas da sociedade a respeito da atuação da escola.
Quanto mais pessoas participam da vida escolar, é possível estabelecer relações mais flexíveis e menos autoritárias entre educadores e clientela escolar.
O gestor passa a ser o grande articulador das ações de todos os segmentos, o condutor do projeto da escola, aquele que prioriza as questões pedagógicas que estimula todos na construção do trabalho educativo.
Para democratizar a gestão é preciso partilhar decisões com a comunidade escolar. Nesse sentido a busca de soluções, combinam-se com as contribuições, sendo fortalecida a interação do grupo.
À medida que a comunidade escolar avança na conquista da gestão participativa muda o estilo de direção, amplia a cidadania, assim sendo, vivencia direitos e deveres levando esse conhecimento para situações fora da escola.
Em conjunto, consegue-se resolver mais adequadamente os problemas como da democratização do acesso, a reprovação, evasão e qualidade de ensino.
A aprendizagem mútua fortalece a conquista da autonomia da escola: esta, aos poucos, sai da situação de tutelada, em que apenas espera ou contesta as diretrizes do sistema de ensino, sem assumir responsabilidade pela própria atuação, ora a escola estende sua função pedagógica para fora, ora a comunidade influencia os destinos da escola.
A comunidade escolar aprende a reivindicar seus direitos diante do poder público, mas também faz opções, define