O papel do software na administração de patrimonio
Martins e Campos (200) citam , que:
Sem o auxilio do computador torna-se extremamente difícil, senão impossível, o registro e o controle de todos esses movimentos, o que se refere diretamente nos lançamentos contábeis e nos resultados operacionais das empresas.
A gestão de ativos envolve a manutenção de todos os ativos da empresa. Em um cenário econômico cada vez mais competitivo as organizações do mundo inteiro enfrentam uma pressão enorme para gerir seus ativos proativamente, a fim de reduzir custos, aumentar a produtividade e responder rapidamente ao ambiente regulatório e econômico.
Ser proativo significa ter um inventário preciso e um histórico detalhado de seu custo, incluindo os relacionados à gestão operacional, serviços, manutenção e reparo.
Uma tarefa crítica para a gestão de ativos é o processo de selecionar o equipamento certo para uma determinada tarefa, mantendo-o em condições operacionais o maior tempo possível o software vem auxiliar a otimização dessa atividade guardando os registros de ativos que a empresa precisa monitorarmantendo informações detalhadas dos serviços, localização, verificação, tempo de uso, manutenção em um banco de dados acessível e centralizado gerando assim lucro para a empresa.
A figura abaixo mostra o fluxo desse processo:
Fonte: SE Asset
Podemos definir então que a finalidade do uso do software é oferecer informações rápidas e precisas para a tomada de decisão, melhorando a qualidade geral dos processos, reduzindo custos e riscos gerando assim lucro e diferencial competitivo.
Bibliografia
MARTINS, Petrônio Garcia e Campos, Paulo Renatto Alt. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. São Paulo: Saraiva, 2000.
Internet :http://www.microsoft.com/pt-br/sam/default.aspxacesso em 29/10/2012 às 18:00 .
Internet: http://www.softexpert.com.br/gestao-ativos.phpacesso em 29/10/2012 às 15:00.
Slides
- Gestão de Ativos Slide 1
A gestão de ativos envolve a manutenção