o papel do psicopedagogo e da psicopedagogia
Objetivando destacar o papel do psicopedagogo e da psicopedagogia como elemento facilitador na aprendizagem, este artigo nos remete a uma perspectiva que olha para o individuo como um todo no contexto social, onde o individuo que aprende transforma o saber em conhecimento. E o individuo que faz a sua própria autoria ele se humaniza, e vive através do seu próprio olhar e do seu próprio criar. A importância da intervenção psicopedagógica onde a autoria do pensamento seja possível, conquistando sua liberdade e autonomia, fazendo com que os problemas de aprendizagem possam ser abrangidos e que favoreçam o processo de ensino aprendizagem
Palavras chaves: Psicopedagogia, Intervenção, Aprendizagem, Conhecimento, Autonomia.
ABSTRACT
Objectifying to detach the paper of psicopedagogo and the psicopedagogia as facilitador element in the learning, this article sends in them to a perspective that it looks at for the individual as a whole in the social context, where the individual that learns transforms knowing in knowledge.The individual that makes its proper authorship it if humaniza, and lives through its proper one to look at and of its proper one to create. The importance of the psicopedagógica intervention where the authorship of the thought is possible, conquering its freedom and autonomy, making with that the learning problems can be enclosed and that they favor the education process learning.
Keys Words: Psicopedagogia, Intervention, Learning, Knowledge, Autonomy, Authorship.
Introdução
A psicopedagogia é uma ferramenta imprescindível na investigação do processo de ensino aprendizagem. Ela passa a ser uma ciência separada da psicologia e da pedagogia passando a estudar o ser cognoscente que será examinado, estudado e trabalhado para que possa construir o seu conhecimento alcançando uma autonomia ajudando em seu desenvolvimento.
O vinculo psicopedagógico se dá entre o psicopedagogo e o ser cognoscente; ou seja, o sujeito