O PAPEL DO PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM
INTRODUÇÃO
O Programa Saúde da Família (PSF), actualmente denominado Estratégia de Saúde da Família propõe acções de promoção, protecção e recuperação da saúde dos indivíduos e da família, do recém-nascido ao idoso, sadios ou doentes, de forma integral e contínua. Seu objectivo é a reorganização da prática em novas bases e critérios, em substituição ao modelo tradicional de assistência. Esta estratégia é considerada, uma das grandes prioridades do Ministério da Saúde para reorganização da Atenção Básica e consolidação do Sistema Único de Saúde.
A enfermagem como categoria profissional que visa à saúde individual e colectiva e que sempre buscou a interface entre a comunidade e os serviços de saúde, de imediato incorporou esta estratégia, contribuindo de forma significativa nos processos de panejamento, coordenação, implantação e avaliação dessa nova proposta. Sabe se que o sucesso da ESF depende, em grande parte, das estratégias de implantação utilizadas e dos profissionais envolvidos neste processo.
A enfermagem vem ampliando, a cada dia, o seu espaço na área da saúde, tanto no contexto nacional quanto no cenário internacional. O enfermeiro assume um papel cada vez mais decisivo e proactivo no que se refere à identificação das necessidades de cuidado da população, bem como na promoção e protecção da saúde dos indivíduos em suas diferentes dimensões. O cuidado de enfermagem é, portanto, um componente fundamental no sistema de saúde local, que apresenta os seus reflexos a nível regional e nacional e, por isso, também motivo de crescentes debates e novas significações.
Mesmo que interligada e complementada por outros saberes profissionais, a enfermagem pode ser amplamente definida como a ciência do cuidado integral e integrador em saúde, tanto no sentido de assistir e coordenar as práticas de cuidado, quanto no sentido de promover e proteger a saúde dos indivíduos, famílias e