O papel do professor pedagogo
O pedagogo ocupa um amplo espaço na organização do trabalho pedagógico, sendo um articulador no processo de formação cultural que se dá no interior da escola. Sua presença é fundamental na organização das práticas pedagógicas e consequentemente na efetivação das propostas. É o mediador no processo ensino - aprendizagem, de forma a garantir a consistência das ações pedagógicas e administrativas.
A partir das considerações acima apontadas, este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões teóricas e práticas, referentes ao papel do pedagogo na escola, de forma que possa subsidiar a organização sistemática e prática das atividades pedagógicas e administrativas, situando a função específica deste profissional no contexto educacional, para tal tomando como base os fundamentos teóricos desenvolvidos nas disciplinas ministradas no Curso de Pedagogia no segundo semestre.
Percebe-se que essa proposta de formação apresentada nesse semestre, é orientada por uma cultura pedagógica que se caracteriza pela reflexão aplicada tão metodicamente quanto possível às questões educativas. A aceitação desta proposta implica compreender que a formação do Pedagogo pressupõe uma ação educativa conseqüente que decorra de uma sólida formação teórica, mediada pela reflexão crítica e sistematicamente realizada, por meio da ação investigativa que tem a prática como referência. Não se trata de ensinar ou prescrever modelos para a prática educativa entendida apenas como arte de comunicar os conteúdos escolares, mas sim de articular eixos que embasam uma prática transformadora.
DESENVOLVIMENTO
Explicita-se as atribuições do professor pedagogo iniciando com a coordenação para a elaboração coletiva do Projeto PolíticoPedagógico e do plano de ação da escola. Inclui-se aqui também, o acompanhamento à efetivação das ações propostas nos planos.
Dando seguimento, são enumeradas diversas atribuições relacionadas ao parágrafo anterior, deixando claro que o papel