O papel do monitoramento de poluentes na gestão da qualidade do ar
Professora Sheila Mafra Ghoddosi
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Tecnologia em Gestão Ambiental – Controle de Poluição do Ar
RESUMO
Atualmente está em foco a preservação do meio ambiente, e com isso a preocupação com a qualidade do ar se torna cada vez mais importante. O ser humano, ao interagir com o meio ambiente, produz resíduos que podem poluir o ar. Proteger a qualidade do ar para manter a qualidade de vida dos cidadãos através do monitoramento de poluentes é de grande relevância no nosso contexto urbano.
Palavras-chave: Preservação; Meio Ambiente; Qualidade do Ar.
1 INTRODUÇÃO A proteção da qualidade do ar é atualmente uma das preocupações maiores da sociedade. Nas metrópoles, a cada dia a qualidade do ar é deteriorada e conseqüentemente a qualidade de vida. Hoje, a problemática que a poluição do ar causa pode ser notada através de chuvas ácidas, por exemplo, e, alcança até mesmo uma dimensão planetária com a questão da camada de ozônio e do aquecimento global. A fixação de padrões de qualidade do ar, bem como o monitoramento das emissões de poluentes é essencial para reduzir a poluição atmosférica. Por isso, esta questão é tão importante para garantirmos o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado.
2 O PAPEL DO MONITORAMENTO DE POLUENTES NA GESTÃO DA QUALIDADE DO AR Considerando que o crescimento industrial e urbano, não devidamente planejado, as questões de poluição do ar se agravam, sendo assim, é estratégico estabelecer um sistema de gestão de qualidade do ar através do monitoramento de poluentes. Por este mecanismo o impacto de atividades poluidoras poderá ser analisado previamente, prevenindo uma deterioração descontrolada da qualidade do ar. O monitoramento da qualidade do ar é realizado para determinar o nível de concentração dos poluentes presentes na atmosfera. Os resultados obtidos não só permitem um