O papel do marketing no museu
O marketing tornou-se uma tecnologia estratégica indispensável no âmbito da gestão empresarial das organizações de todos os segmentos. Consiste em um processo que se propõe a oferecer um conjunto de estratégias focadas no desenvolvimento das empresas, com a identificação de suas necessidades e oportunidades de mercado, a potencialidade, qualidade e os preços de seus produtos, a garantia da correta distribuição e comunicação.
Nesse processo, além de serem detectadas e supridas as diversas oportunidades e necessidades apresentadas pelo mercado consumidor, são também estabelecidas as relações entre clientes e responsáveis por produtos. Estudiosos destacam que, anos após a aplicação do marketing as entidades que visam essencialmente o lucro, o processo foi estendido a outros segmentos organizacionais.
No turismo, o marketing tem como função, reconhecer o desejo e a expectativa dos turistas e desenvolver os bens e serviços que compõem o produto turístico de uma localidade, possibilitando sua atratividade, de forma a atender satisfatoriamente a demanda. Dessa forma, o marketing turístico tem a proeminência do mercado como estratégia importante, que permite às organizações, identificar e delimitar os seus produtos com mais precisão em relação a esse mercado-alvo.
Os museus como organizações envolvidas com a preservação e difusão cultural da história do homem e da sociedade, fazem parte do produto turístico local, e devem estar comprometidos com o seu papel cultural. Como toda organização, os museus também precisam utilizar-se das estratégias de marketing para o atendimento satisfatório da demanda e para se constituírem como reconhecidos atrativos turísticos locais. Mudanças relacionadas a novas tecnologias e a criação de novas atividades, podem ser inovações necessárias à gestão dos museus, para melhor alcance dos objetivos da organização. As estratégias de marketing adotadas em organizações como os museus podem contribuir para