O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
O gestor escolar é responsável pela condução dos destinos de uma instituição (escola), para o alcance de seus objetivos. Objetivos esses que dão sentido à organização escolar, orientando a tomada de decisões no que se diz respeito a toda a estrutura escolar. O papel do gestor não se resume somente à administração das atividades de planejamento, organização, direção, coordenação e controle, envolve também um pouco de política, filosofia e de uma enorme capacidade de se portar frente às mudanças rápidas que estão ocorrendo em todas as áreas do conhecimento. A função de um diretor escolar é bastante complexa e distingue-se em pelo menos em três aspectos:
• o de autoridade escolar (responsável por tudo na escola, representa a própria escola);
• o de educador (administrador com conhecimentos específicos, inerentes ao grupo que comanda);
• o de administrador (como a escola possui objetivos a atingir, compete ao gestor assumir a liderança para alcançar esses objetivos).
Atualmente, mudanças são constantes e necessárias. Incorporar o gestor à modernização tecnológica é preciso, acompanhá-las é essencial. O gestor contemporâneo deve gerir a instituição com responsabilidade e motivação, estar atento à formação continuada de sua equipe, manter um constante diálogo com toda a comunidade escolar, estar sempre atualizado e solícito a ouvir e compartilhar ideias.
O trabalho do gestor precisa ser inovador, pois a rotina tem um efeito paralisante sobre o trabalho escolar. A escola que se prende às mesmas práticas ano a ano acaba por desprender tempo e dinheiro em um trabalho pobre e inadequado. Na era do conhecimento, o trabalhar e o aprender precisam caminhar juntos. Estamos vivendo um novo tempo da educação brasileira e a gestão democrática (apoiada pela Lei n° 9.394/96, LDB, através do inciso VIII do artigo 3°) destaca a necessidade da participação de todos na elaboração e desenvolvimento do PPP (Projeto Político