O papel do engenheiro civil no mercado competitivo
Ivo Fischer Neto¹
Profº Carlos Alberto Fistarol²
Data 31/jun/2011
RESUMO
asacavsbfdmf
Vasvdsfvdfv.
Palavras-chave:
1 INTRODUÇÃO
A linha de pesquisa que foi tomada para este trabalho de graduação é Quais são as principais características que um engenheiro civil deve ter em mercado tão competitivo, que há nos dias de hoje?
Tendo como objetivo em que o engenheiro civil tenha consciência da sua responsabilidade perante a sociedade, como um todo. Que tenha bom caráter, honestidade, ética e profissionalismo.
Esta pesquisa de graduação foi realizado através de consultas on-line de teses, artigos científicos, artigos de revistas e leitura de livros.
Os principais temas abordados foram compactados a fim de um melhor entendimento. Falaremos sobre conceito sobre o engenheiro civil; a formação e qualificação do profissional; a responsabilidade; o mercado competitivo; as condutas de um bom profissional; a fiscalização do seu exercício; o canteiro de obras; a falta de mão de obra qualificada; os impactos ambientais que ocorrem durante uma construção não sustentável.
2 ENGENHEIRO CIVIL
O engenheiro é a pessoa que procura colocar seus conhecimentos e suas experiências técnicas e cientificas à criação e à modificação de mecanismos, estruturas, produtos e processos que possam transformar recursos naturais e não-naturais em formas convenientes as necessidades do ser humano e do meio em que o cerca.
O engenheiro civil é o profissional que constrói a civilização. A eles cabem uma grande responsabilidade de se adequarem para tal futuro, pois a capacidade de construir anda em ritmo da capacidade de destruir. A sociedade acredita que os engenheiros civis estão capacitados para tomar as decisões corretas através de um perfil originário de uma formação generalista, técnico, teórico, crítica, reflexiva, sem descuidar dos valores essenciais humanos, logo, está é uma profissão de confiança pública, tal como,