O papel do educador na efucação infantil
262 palavras
2 páginas
O PAPEL DO EDUCADOR NA EDUCAÇÃO INFANTILO profissional da educação infantil não deve meramente gostar de criança, e sim ter conhecimentos, que vai além de sentimentos. É a obtenção do saber cientifico sobre as fases do desenvolvimento, e compreensão acerca da criança com que irá trabalhar. Para o RCNEI(Brasil,1998,p.41)”...a construção de um projeto educativo é a de que se trata de um processo sempre inacabado, provisório e historicamente contextualizado que demanda reflexões e debates constantes com todas as pessoas envolvidas”.
Cabe ao Educador a missão de planejar. O planejamento é resultado do processo de reflexão sobre a realidade, partindo do universo da criança.
Em busca de respostas as inquietações aos Planejamentos pedagógicos, que tem uma grande expressão negativa, ora ate pessimista em relação ao trabalho docente de elaborar, executar e avaliar os planos de ensino, para Batista o planejamento não é uma ação neutra, não devendo, portanto, ser visto como uma técnica, uma ação mecânica, desvinculada da competência e do compromisso político do educador infantil.
O processo de adaptação da criança no ambiente escolar acontece de forma gradual, devendo ser preparada com carinho e atenção para o recebimento da mesma. Quando as crianças se adaptam começam a participar e envolver ativamente nas rotinas, descobrindo assim os limites e a organização de tempo, proporcionando segurança e estabilidade para o educando.
Os métodos de alfabetização e o ambiente adequado propiciam, um resultado eficaz no desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem, um desses métodos e roda de conversação, nada melhor que trabalharmos com o cotidiano, realidade e