O papel do coordenador pedagogico nas escolas publicas
O artigo a seguir tem por objetivo destacar a relevância do papel do coordenador pedagógico no planejamento escolar. Considerando que à figura do coordenador é designada a responsabilidade de subsidiar a prática docente, e, esta, exige uma ferramenta facilitadora que possibilita a organização metodológica e de conteúdo, baseada na realidade do aluno, que por sua vez, é o principal beneficiado com o sucesso de tal prática que visa o crescimento do homem dentro da sociedade.
Palavras-chave: coordenador pedagógico, planejamento escolar, aluno
INTRODUÇÃO:
A figura do coordenador pedagógico passou de responsável por controlar e fiscalizar a prática docente, para um aliado do professor, no que diz respeito à concretização do que foi planejado.
Nesse sentido, o ato de planejar configura-se como algo indispensável no ambiente escolar, pois nele, contém as problemáticas oriundas da realidade discente, as possibilidades com relação à elas, os procedimentos e os recursos a serem empregados na prática pedagógica, afim de transformar tal realidade em algo significativamente positivo.
CONCEITO DE PLANEJAMENTO
“O planejar é uma realidade que acompanhou a trajetória histórica da humanidade. O homem sempre sonhou, pensou e imaginou algo na sua vida. “ (Mengolla, San’tAnna, 2001, p. 15). A discussão do conceito de planejamento, à primeira vista, pode parecer perda de tempo, sendo que na verdade, o ponto de maior importância seria discutir o “como fazer”. Mas torna-se importante perceber que a clareza no conceito de planejamento proporciona maior liberdade e mais autonomia do sujeito professor, sendo que quanto menor for o entendimento do ato de planejar, maior será a necessidade de se receber modelos prontos. Segundo Vasconcellos (2000) o conceito de planejar fica claro, pois, “Planejar é antecipar mentalmente uma ação ou um conjunto de ações a serem realizadas e agir de acordo com o previsto. Planejar não é, pois, apenas algo que se faz antes de