o papel do administrador logístico
A logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor o nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controles efetivos para atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos. Ela trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviços adequados aos clientes a um custo razoável.
Existem muitas maneiras de definir o conceito de logística. Segundo a organização Council of Logistics Management - CLM:
“Logística são os processos da cadeia de suprimentos (supply chain) que planejam, estruturam e controlam, de forma eficiente e eficaz, o fluxo de armazenamento dos bens dos serviços e da informação relacionada, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, para satisfazer o requisito do cliente.” CLM (2000)
Dentro da logística integrada temos basicamente 4 subdivisões, são elas:
Logística de distribuição: tem o objetivo de otimizar a cadeia de distribuição, layout físico dentro da organização, rede de distribuição e informação.
Logística de abastecimento: envolve o abastecimento não só dos consumidores, mas também o abastecimento da própria empresa para o desenvolvimento dos produtos.
Logística de manufatura: também conhecida como PPCP, é um ramo da logística que envolve o planejamento, programação e controle da produção, que trata basicamente dentro do processo produtivo, da mão de obra, informação e material.
Logística organizacional: integra todos os processos dentro da empresa, ou seja, desde o atendimento ao cliente, PPCP, matéria prima, produção, expedição e distribuição. A