O papel das organizações internacionais no cumprimento dos odm
O Caso dos ASEAN
Unidade Curricular: Organizações Internacionais
Docente: António Goucha Soares
Beatriz Lagarto da Cruz Coelho
Nº 33222, Economia
Índice
Abstract 3 ASEAN 4 Os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) 5 ASEAN e outras Organizações Internacionais/Regionais 5 ASEAN e os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio 7 Igualdade de Géneros 7 Saúde 8 Educação 8 Rendimento/Pobreza 9 Bibliografia 10
Abstract
A ASEAN, Association of South-East Asian Nations, foi criada com o objetivo de promover o desenvolvimento económico, social e cultural da região.
A semelhança dos objetivos da ASEAN com os objetivos de outras organizações, tanto internacionais como regionais, permitiu que se criassem sinergias entre várias organizações. Estas sinergias têm permitido e irão permitir o desenvolvimento da região da Ásia-Pacífico de maneira a que esta possa atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.
Este trabalho tem o objetivo de apresentar algumas dessas sinergias criadas.
ASEAN
A Association of South-East Asian Nations foi criada a 8 de Agosto de 1967 com a assinatura da Declaração de Bangkok por 5 países: Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura e Tailândia. Hoje em dia inclui Brunei, Camboja, Lao, Myanmar e Vietnam.
Desde a sua instituição que os países têm como objetivo promover o desenvolvimento económico, social e cultural da região, o que permitiu que estes usassem os seus recursos no desenvolvimento nacional e regional.
Apesar do crescimento moderado dos países da ASEAN no início, a adoção de políticas orientadas para o exterior e o rápido fluxo de investimento direto estrangeiro (IDE) permitiram que no fim dos anos 80 estes apresentassem um rápido crescimento.
Em 2003 criaram os três pilares que serviriam de base para o projeto “Comunidade ASEAN”:
1. Comunidade de Segurança – onde a ASEAN era visto como uma