O papel das actividades físicas
As actividades físicas desempanharam um importante papel na evolução do Homem e da sociedade, sendo assim reconhecida no domínio da educação, do trabalho e do lazer.
Ao longo do tempo e dos avanços técnicos e tecnológicps, o Homem passou a praticar actividade física como meio de desenvolvimento do seu corpo, desafiando-se constantemente, melhorando a sua técnica e habilidade e cuidando da sua saúde.
Desde a Antiga Grécia que o desporto é considerado um fenómeno cultural de grande importância. Hoje, observamos a sua difusão a nível mundial, principalmente incentivado por acontecimentos de alta competição como, por exemplo, as Olimpíadas.
Na actualidade, a esmagadora maioria das pessoas pratica desporto. Ainda assim, verificamos que se dividem no âmbito da sua prática, como:
Desporto a nível profissional, que passa pela exigente alta competição;
Desporto a nível escolar, em que a actividade física tem carácter educativo, no qual são exploradas as habilidades de cada um e seguidas as técnicas da mesma actividade.
Desporto proticado por lazer, que tem como motivação o gosto pelo que se pratica em questão e visa a melhoria da qualidade de vida a nível de saúde.
Desporto terapeuta, em que a actividade é feita com o objectivo de recuperação de algum tipo de mobilidade física perdida por, geralmente, lesões musculares ou cirugias invasivas. O desporto consiste numa atividade física que exige alguns regulamentos e que normalmente “patrocina” a competição entre os participantes (individuais, duplas ou equipas).
O Exercício Físico pode definir-se como todo o movimento do corpo, com frequência contínua que produz um certo gasto energético.
Ambos têm como objetivo, a melhoria de qualidade de