O Papel da Ti na Cadeia de Suprimentos
Polo: Guarulhos
Wagner Pereira da Silva 218330
Planejamento e controle dos estoques
Como ser eficiente?
A constante busca para melhorar os processos de logística nas organizações se apresenta definitivamente como uma atitude determinante na redução de custos para se obtiver maior competitividade.
A disputa por “território” se mostra cada vez mais acirrada e nos menores ganhos podemos encontrar representativas diferenças para a sobrevivência das organizações no mercado atual.A logística, por se tratar de um tema abrangente e extremamente importante, é alvo de intensos estudos, uma vez que inseridos em um mercado altamente competitivo, as variações dos custos de aquisição de materiais tem diferenças cada vez menores.
As organizações voltam suas energias cada vez mais para a redução dos custos operacionais e análises que levem os profissionais de Suprimentos a obterem um maior nível de subsídios e argumentos para suas negociações nas compras de materiais.
Os custos operacionais estão diretamente ligados às atividades de recebimento, movimentação e armazenagem, e os ganhos de argumentos podem ser obtidos através de ações como a centralização das compras, uma vez que as negociações serão realizadas única e exclusivamente por este setor, seja qual for o bem ou matéria prima necessário. Tal centralização resulta em menores custos de processamento para os pedidos e permite a aquisição de maiores quantidades, proporcionando ganhos de escala nas negociações.
Esta ação, porém, contém vários aspectos, dentre os quais destaco a manutenção das informações do processo logístico, através de dados que possuam agilidade com confiabilidade.
Determinar quantidades exatas a serem compradas é premissa deste processo, e as informações de vendas passadas e níveis de controle de estoques irão contribuir de forma efetiva na previsão de demanda da organização.
Possibilitar a disponibilidade do produto certo, atendendo a