O papel da tecnologia da informação (ti) na estratégia das organizações
FUNDAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
KELVISSON LUIZ RUFINO LEBARCKY
PRISCILA MARTINS
PAULO HENRIQUE DE OLIVEIRA
DIEGO LIMERES
VINICIUS TADEU DA ROCHA RIBEIRO
RESUMO CRÍTICO
O PAPEL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) NA ESTRATÉGIA DAS ORGANIZAÇÕES
Belo Horizonte
2011
Neste trabalho abordaremos a importância da área de TI nas organizações, além de discutir sobre vários métodos e idéias propostas por vários autores, com o objetivo de utilizar o TI da maneira mais beneficente, através da evolução do pensamento social e da tecnologia cada vez mais os autores conseguem acompanhar as transformações da sociedade.
No percurso deste resumo critico podemos mostrar como a TI e a Sociedade em Rede pode num ambiente organizacional nos proporcionar um resultado satisfatório, salutar para que tenhamos um resultado integrativo nesta dinâmica que o nosso trabalho exige.
No âmbito da TI, eficiência esta relacionada aos aspectos internos da atividade, enquanto eficácia prende-se ao seu relacionamento com a empresa e os possíveis impactos na sua operação e estrutura. A eficiência sob o ponto de vista da tecnologia da informação, foca na questão da otimização do desempenho por parte da empresa, por exemplo, reduzindo erros de programação e, portanto, aprimorando a qualidade e precisão de resultados. Em relação à eficácia no uso da TI, que consiste em implantar ou desenvolver sistemas que melhor se adaptem às necessidades dos usuários, da área de negócios e da empresa, que sejam consistentes com a estratégia global da corporação, que melhor contribuam para aperfeiçoar as atividades e as funções desempenhadas pelos usuários e ainda tragam ganhos em competitividade e produtividade para a empresa.
Como se percebe analisar a questão da eficiência e da eficácia como um ponto de partida para o entendimento da criação do valor, apesar de indicar os caminhos a serem percorridos, demonstra que os mesmos apresentam muitas