O papel da segurança do trabalho na área de meio ambiente
Marina C. Lescreck
SENAC Santos, 2012
É muito importante observar certos aspectos relacionados a segurança do trabalho quando se trata de atividades relacionadas ao meio ambiente. Visto que meio ambiente é tudo aquilo que nos cerca, sendo ou não um cenário produzido pelo homem, falar sobre segurança do trabalho no meio ambiente é uma longa e abrangente conversa. Meio ambiente envolve tudo, podendo ser desde um ambiente de obras e construção civil até atividades realizadas na selva fechada.
Para tornar o texto mais sucinto e objetivo, comentarei algumas atividades exercidas pelo técnico ambiental , os riscos enfrentados e como minimizá-los. A segurança do trabalho é essencial em qualquer profissão.
O técnico em meio ambiente é o profissional formado para detectar, compreender, solucionar ou mitigar os impactos ambientais causados pelas atividades antrópicas, além de conhecer a dinâmica natural do planeta Terra. Sendo uma área de vasta atuação, verifica-se uma extensa gama de serviços que podem ser realizados por um técnico ambiental.
Quando em contato com a natureza, como por exemplo, em uma coleta de amostra de água de um corpo d’água, o trabalhador está exposto a inúmeras ameaças que na maioria das vezes passam despercebidas aos olhos leigos. Riscos mecânicos, físicos, biológicos e químicos são apenas alguns exemplos do que o trabalhador pode enfrentar. Em uma atividade desse tipo, é indispensável a utilização de EPI’s (equipamento de proteção individual) para evitar contato com a amostra que por ventura pode estar contaminada com metais pesados, coliformes fecais, doenças de veiculação hídrica e etc além de proteger-se contra animais, queda, colisão com objetos ou outros tipos de acidentes. É de suma importância que o trabalhador esteja capacitado e informado sobre as conseqüências e os perigos de seu trabalho.
Esta é apenas uma das inúmeras situações em que o profissional está sujeito a