O Papel da Mídia no Estímulo ao Consumo
Disciplina: Direito Administrativo e do Trabalho
Tutor: Raquel Gilaverte
Aluno: Sileise Aparecida Corrêa Ribeiro Pereira
Tarefa 01: O PAPEL DA MÍDIA NO ESTÍMULO AO CONSUMO
As pessoas, em geral, quanto mais têm, mais desejam. Em todas as sociedades, tanto nas ricas como nas pobres, os desejos dos indivíduos não podem ser completamente satisfeitos. Em sua opinião, qual o papel da mídia no estímulo ao consumo? Você, hoje, sente algumas necessidades que não tinha há alguns anos? Quais?
Comente:
Sabemos que o ser humano é influenciável, em qualquer circunstância, seja na política, na religiosidade, no consumismo, nas ideologias, no estilo de vida, etc. O papel da mídia neste sentido torna-se relevante para que haja estimulação ao consumo dos variados itens oferecida a nós, independente de nossa classe social. Desta forma, o anunciante do produto terá a certeza no aumento de suas vendas, pois todas as pessoas pensam, desejam ou querem comprar o carro do ano, uma roupa de marca, um novo aparelho de TV, degustar aquela nova marca que lançou um alimento diferenciado dos outros já existentes no mercado e assim por diante. Portanto, vivemos em uma sociedade consumista, onde a mídia tem um alto poder de influência, e que através dela, somos estimulados a querer transformar nossos sonhos, vontades e desejos em realidade, sem nos importamos com o alto custo e a real necessidade de tal produto, por exemplo.
Já passei por esse período relacionado a algumas necessidades que antes não tinha, e posso citar alguns exemplos: comprar um computador ou um note de última geração, a troca de meu carro por um modelo lançado no ano, eletrodoméstico, filmadora, câmera fotográfica ou celular, repletos de novos recursos, um último lançamento de algum brinquedo para meus filhos, e outras mais. Hoje, penso diferente. Não vejo mais a necessidade em obter tantas novidades em minha vida, em meu dia a dia, a não ser que seja realmente