O Papel Da Mulher Negra
JOÃO VICTOR ALVES DOS SANTOS
O PAPEL DA MULHER NEGRA NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Brasília - DF
2015
JOAO VICTOR ALVES DOS SANTOS
O PAPEL DA MULHER NEGRA NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Introdução à Sociologia como parte referente à avalição do primeiro semestre.
Prof. Doutor: Ivair Augusto Alves dos Santos
Brasília - DF
2015
Introdução
Com a finalidade de mostrar a mulher negra na sociedade brasileira, apontarei temas como a mulher negra no mercado de trabalho, o histórico das ações e evoluções negra dentro da sociedade. O lado da mulher negra tanto pelo lado discriminado de ser mulher quanto por ser negra em um sociedade com o maior período de escravidão na história mundial.
A mulher negra sempre sofreu com o duplo preconceito, a mulher em si e a sua negritude. Uma parte sociedade brasileira, mesmo miscigenada, ainda acredita na ascensão branca, buscando parâmetros brancos e descendentes de pessoas não-negras, sendo que na realidade todo brasileiro tem nas veias o sangue negro, pois nossa história é negra, não importa quem seja o descendente, se olharmos a arvore genealógica de cada brasileiro veremos a luta negra correndo nas veias.
Os tópicos abordados aqui tentam mostrar a realidade da mulher negra perante uma sociedade em que muitos são ignorantes e não veem o grande papel que a mulher tem em nossa história.
1. A história negra no Brasil
Negros, vindos do Brasil na época colonial, na primeira metade do século VXI, trazidos pelos portugueses, foram obrigados a fazer os mais diversos tipos de trabalho braçal, um dos principais foi o cultivo da cana-de-açúcar e a produção de café, principalmente na região nordeste do Brasil.
Dessa forma, já sendo inferiorizados, os negros não possuíam nenhum direito social, sendo comercializados como mercadorias, advindo daí, desse contexto, as maiores razões para discriminação