O papel da literatura na construção do cidadão
Textos apresentados
BARBOSA, Déborah, M. S. O ensino de leitura: ampliando as habilidades leitoras dos alunos. In: ALMEIDA, N. M. A; ZAVAM, A. (org). A língua na sala de aula: questões práticas para um ensino produtivo. Fortaleza: Perfil cidadão, 2004, p. 15-45.
KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e prática. 11. Ed. Campinas: Pontes, 2007, capítulos 2 e 3 p.15-47.
Parte 1. Apresentação das ideias principais do texto
Os textos referidos têm como objetivo contribuir com mais uma teoria para o ensino de leitura já que essa é uma das práticas que a escola ainda não conseguiu desenvolver de forma a obter bons resultados. Para tanto, abordam o ensino de leitura nas escolas apresentando o desenvolvimento dessa atividade nessas instituições bem como traçando estratégias para o ensino dessa prática.
De acordo com Barbosa, fazer com que os alunos leiam e percebam as intenções do autor ou o sentido adequado de um texto é uma tarefa árdua para escola que muitas vezes não tem o corpo docente preparado para tal atividade. Para formar leitores competentes é preciso primeiro, que os professores conheçam e compreendam a leitura como uma prática que proporciona prazer ao aluno, para que este encontre sentido ao fazê-la. Para isso, o professor precisa elaborar estratégias de leitura e atividades motivadoras que provoquem no aluno o desejo pala leitura.
Segundo as pesquisas de Terzi, citada em Barbosa, as escolas ainda utilizam práticas tradicionais de ensino. Um exemplo disso é a leitura em voz alta e a cópia de trechos de texto lido sem nenhuma informação ou retorno das atividades realizadas. Tais práticas desestimulam o aluno que não consegue encontrar sentido nesses atos. Ainda é comum nas escolas ser válida somente a interpretação do texto que é dada pelo professor, esse costume dificulta a aprendizagem da leitura. A postura do professor deveria ser buscar sentido nas interpretações dos alunos a ajudá-los a elaborar uma