O papel da família e da escola frente à questão limite/disciplina
O país vive um momento na história da educação infantil, muito voltado para o ensino em favor das crianças. Observa-se que cada dia, os cuidados com a educação infantil estão sendo pauta prioritária dos governos, organizações internacionais voltadas para a educação e da família interessada em uma educação melhor para seus filhos.
Hoje o Brasil dispõe de leis voltadas para a proteção da educação infantil como a Carta Magna, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e as Leis especificas da educação infantil como as leis de Diretrizes e Bases da Educação.
Este trabalho quer mostrar a importância do direito que os brasileiros a uma educação de qualidade em creches e pré-escolas.
É importante que o aluno fale, dê sua opinião, de modo que possamos acompanhar suas descobertas e sua aprendizagem. Aqui, a atuação é decisiva, pois coisa é verdade: com exceção de casos patológicos, crianças e adolescentes são muito curiosos. Eles adoram aprender, desde que o conhecimento não lhes pareça impingido e, sobretudo, quando seu interesse e participação são estimulados.
Este trabalho tem o objetivo de mostrar o quanto cada fator influencia no comportamento e na aprendizagem do individuo durante todo processo de evolução.
Este trabalho está dividido em três partes, para uma melhor compreensão das situações diagnosticadas através das atividades realizadas.
No capitulo I, relatou-se sobre a fundamentação teórica, foi apresentado de um modo geral um breve histórico sobre disciplina.
No capitulo II, após a observação dos alunos foram formulados algumas atividades para tentar solucionar os problemas encontrados.
No capitulo III, foram apresentados os dados obtidos pela observação, entrevista e pesquisas realizadas na instituição.
Com a experiência deste trabalho, espera-se haver uma maior contribuição por quem se interessar pelo assunto.
CAPÍTULO I – A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO E DA FAMÍLIA
A experiência humana é sempre histórica, no