O papel da família na vida da criança
A criança que tem uma família estruturada tem muita chance de ter menos problemas psicológicos e por sua vez estará ajudando na vida desta criança. Porém, isto não quer dizer que quem não tem uma família padrão será para sempre uma criança problemática. Aí é que entra o papel da escola, pois ela ao detectar alguma transtorno estará chamando o responsável desta criança, para que juntos possam ter uma solução.
A família é conunto de pessoas, normalmente ligadas por um grau de parentesco, que formam um grupo social que é influenciado e que, por sua vez, influencia outras pessoas e/ou grupos. É pois, no seio da família, que uma criança obtém a sua base emocional/educacional que a acompanhará toda a sua vida.
É importante que haja uma boa comunicação e relacionamento entre a criança e a família a que pertence, de modo a promover o seu crescimento, no que diz respeito a formação de carácter, estabelecimento de regras sociais, de boa educação, interação com os outros e participação nas atividades familiares. Deste modo, desenvolvem-se conceitos importantes para uma correcta e saudável integração na sociedade.
Uma maneira de dar esta interação, é organizar atividades em família, aproveitando os tempos livres! Atividades como passeios, visitas a parques, museus, prática de desporto são ótimos meios para desenvolver e aprofundar o bom relacionamento familiar. Guarde sempre um tempo para passar com os seus filhos, acompanhando-os ao longo do seu crescimento, e vai ver que não poderia ter feito melhor investimento do que este!