O PAPEL DA FAMÍLIA NA INFANCIA E ADOLESCENCIA
CURSO SUPERIOR SERVIÇO SOCIAL
MARIA ANA SILVA
O PAPEL DA FAMÍLIA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
BRUMADO - BA
2008
MARIA ANA SILVA
O PAPEL DA FAMÍLIA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Trabalho apresentado à Disciplina Pesquisa Social, sob a orientação das professoras Daniela Sikorski / Francielle Toscan Bogado e Sueli Godoi como requisito parcial para a obtenção de informações a respeito do papel da família na infância e adolescência.
Brumado – Bahia
2008
SUMÁRIO
JUSTIFICATIVA 3
PROBLEMÁTICA 4
OBJETIVOS GERAIS 6
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
METODOLOGIA 9
CRONOGRAMA 11
REFERÊNCIAS 12
JUSTIFICATIVA
Um grave problema social hoje em dia é o fato de que meninos e meninas passam a maior parte do tempo nas ruas, ora como pedintes, ora como desocupados que provocam pequenos delitos pondo em risco a própria integridade física e moral, bem como dos membros da sociedade da qual eles pertencem.
O conceito de educação nos remete a alguns questionamentos: Educar para quê? Para o convívio social, para o desempenho profissional, para a aquisição de uma consciência de viver em coletividade... Quem deve educar nossas crianças? Todo o ambiente que as cerca, mas principalmente aqueles que lhes são, em geral, prioritariamente significativos – a família.
Neste sentido, a justificativa para esta pesquisa será baseada na interação que deve existir entre a família e a criança, almejando detectar os fatores que interferem positiva e negativamente nesta relação, tendo em vista ainda alcançar mudanças que venham fortalecer este vínculo para acrescentar melhorias no desenvolvimento intelectual do adolescente.
PROBLEMÁTICA
A problemática social da família exara que a instituição vincula-se