O papel da escola na formação do cidadão
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho apresenta um estudo a respeito da função da escola, do papel do professor, das diferenças fundamentais entre o método tradicional e o método histórico quanto à forma de ensinar e também, o porquê das mudanças corridas através dos tempos.
DESENVOLVIMENTO
A escola tem recebido em suas dependências crianças, jovens e adultos das diferentes camadas sociais principalmente nos últimos tempos. Nos primórdios a educação era um direito apenas da classe elitizada considerada nobre. Somente a partir da década de 60 foi que a educação entrou nos eixos da democracia através das medidas políticas agregadas às LDBS.
Hoje, a educação é um direito de todos não importa a idade ou faixa etária. Contudo, há de se admitir que mesmo assim, um número expressivo de crianças, jovens e adultos continua fora da escola. Para estes, a escola existe, mas para os outros. Portanto, em parte, a escola deixa de cumprir suas metas das quais uma diz respeito à abrangência populacional do país.
Quanto aos que a frequentam sabe-se que nem todos saem da escola preparados para exercer devidamente sua cidadania.
Tratando da função da escola Os Parâmetros Curriculares Nacionais dizem o seguinte:
“...que a escola seja um espaço de formação e informação, em que a aprendizagem de conteúdos deve necessariamente favorecer a inserção do aluno no dia-a-dia das questões sociais marcantes e em um universo cultural maior. A formação escolar deve propiciar o desenvolvimento de capacidades, de modo a favorecer a compreensão e a intervenção nos fenômenos sociais e culturais, assim como possibilitar aos alunos usufruir das manifestações culturais nacionais e universais”. Parâmetros Curriculares Nacionais – Introdução – 3ª Edição – 2001, pág. 45.
Como a escola vai conseguir qualificar seus alunos para o exercício de uma cidadania digna, justa e eficiente?
Através de propostas atualizadas, claras, práticas e de objetivos que