O papel da escola na alfabetização
Hoje em dia existe um grande consenso em alfabetizar letrando, ou seja, já no início, desde a educação infantil, inserir as crianças no mundo da linguagem que se escreve, no mundo dos vários gêneros textuais. Isso deve prosseguir até os níveis mais adiantados. Portanto é necessário que os professores estejam conscientes de seu papel nesse processo. A leitura deve ser feita com o objetivo de buscar informações claras e as que estão nas entrelinhas.
O papel da escola no ensino da leitura deve ser entendido como um processo que tem início na alfabetização, mas não tem fim, ou seja, continua por toda vida. Podemos dizer então que não basta alfabetizar a criança, é preciso letrá-la ou conduzi-la aos diversos tipos de expressões textuais, é capacitar a criança a criar relações com práticas de leitura escrita, é compreender e questionar, sobretudo fazê-la pensar.
Para isso é preciso inserir a criança num ambiente em que a escrita faça parte do seu meio, como ler para a criança ainda não alfabetizada, oferecer-lhe livrinhos com gravuras e letras grandes, entre outros meios sociais de leitura.
Cabe à escola unir os conceitos de linguagens e levá-la a aprender a ler o mundo.
[pic]
Rio de Janeiro, 25 de novembro, de 2012.
Módulo: Alfabetização II
Professora: Eloise
O papel da escola na alfabetização
[pic]
Bibliografia:
http://www.revistas.uea.edu.br/old/abore/artigos/artigos_3/Suely%20Barros%20Bernardino%20da%20Silva.pdf
http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/30/artigo219556-2.asp
http://www.helomartins.com.br/temas/alfabetizacao-e-letramento.html
Componentes do grupo:
Aparecida
Bianca Mitrano
Eliane Ferreira
Fabricia Maia
Flávio Gomes
Karla Brasil
Ruth