O papel da engenharia no desenvolvimento sustentável
A sustentabilidade assenta-se em três dimensões essenciais: o desenvolvimento econômico, a coesão social e a proteção ambiental. A sustentabilidade econômica é um conjunto de medidas que visa a gestão mais eficiente dos recursos naturais de forma a garantir sua exploração sem colocar em risco o seu esgotamento. A sustentabilidade sócia-política é a humanização da economia e, ao mesmo tempo, do desenvolvimento do tecido social nos seus componentes humanos e culturais. A sustentabilidade ambiental consiste na capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida, levando em conta a habitabilidade, o meio ambiente e a sua função como fonte de energias renováveis.
Mesmo com os avanços obtidos na economia, o mundo atual ainda está enfrentando grandes desafios: o meio ambiente continua deteriorando-se, os desastres naturais e os causados pelo homem são mais freqüentes, alguns recursos naturais se aproxima do esgotamento, o hiato entre ricos e pobres, entre nações desenvolvidas e não desenvolvidas, continua crescendo. A Engenharia tem uma participação importante neste contexto, por estar sempre presente na vida do homem desde os primórdios da civilização humana e por ter consciência da necessidade de se obter um contrapeso entre o uso dos recursos naturais e as necessidades das futuras gerações, preservando o meio ambiente e os ecossistemas.
A Engenharia promove a ferramenta para o desenvolvimento econômico, como ciência produtora de conhecimento e de inovação tecnológica, que são fundamentais para tais crescimento.